terça-feira, 17 de abril de 2012

HISTÓRICO DA CONGREGAÇÃO CANÁ DA GALILÉIA


A Congregação Caná da Galiléia teve seu inicio em 16 de abril de 2001, num salão, localizado na Rua Sergipe 1536, no bairro Santa Rita, onde funcionava uma antiga beneficiadora de arroz. Na época o espaço congregacional era de apenas 12 metros de comprimento por cinco de largura.  Pouco mais de vinte pessoas faziam parte do quadro de membros da igreja.
O Templo foi fundado pelo então presbítero Nonato Santana, que na época  tinha como corpo de auxiliares os irmãos- Wargner, Raimundo Nonato, Gilvan, Luiz Pires, Izamam e Jairo Carvalho.
Após este primeiro momento, algumas famílias de outras congregações foram chegando para fortalecer o trabalho. No entanto, o tempo passou e o numero de congregados também aumentou. Após três anos à frente da Caná, Nonato Santana é enviado para outra cidade.
Em 2004 a congregação ficou sob a responsabilidade do pastor Arthur de Sousa Dourado, o qual deu seqüência ao bom trabalho desenvolvido pelo seu antecessor.
Já em 2005 a Caná da Galiléia foi administrada pelo pastor Thufy Gaby Rocha, que se consolidou no terceiro obreiro a fazer parte da história da congregação.
Em 2006 o pastor Fernando Bastos assumiu a congregação, onde num período de nove meses desenvolveu um grande trabalho a frente da mesma. Inclusive, nesse mesmo ano a Caná da Galiléia chegou a adquirir um terreno para construir a sua sede própria, mas algumas dificuldades encontradas levaram a crer que aquele local ainda não era o ideal e nem o momento propício para a construção da igreja. Essa missão seria entregue nas mãos de outro obreiro.
Em janeiro de 2007 Fernando Bastos é substituído pelo missionário Juvêncio Alves, que logo no inicio de sua administração, percebendo o contínuo crescimento da Congregação, ver a necessidade de a igreja sair do aluguel e construir um novo templo. Começava então a surgir uma nova caminhada em busca de recursos para a compra de uma área bem centralizada, mas que estivesse acima de tudo, no centro da vontade de Deus.
Meses depois a igreja adquiri um terreno localizado na Rua Alagoas, também no grande Santa Rita. Agora tudo parecia mais fácil, mas as dificuldades estavam apenas começando.  Entre os diversos obstáculos encontrados estavam a falta de recursos financeiros, aliada a falta de planejamento e revisão no plano diretor da cidade, fatores que impediam o inicio da construção. Esse processo burocrático demandou muito tempo, mais não diminuiu a alegria daqueles que se envolveram na construção deste tão almejado prédio.
Já com toda documentação organizada, no dia 16 de abril de 2008 é lançada a pedra fundamental da igreja. Em maio do mesmo ano também foi iniciada a construção da obra. E com a graça e misericórdia de Deus, aliada à ajuda física e financeira de cada irmão, aos poucos a área, antes ociosa foi ganhando corpo.
O primeiro passo já havia sido dado, mas sabíamos dos desafios que ainda iríamos encontrar pela frente. Mas a palavra de Deus é clara: Onde houver  união, Deus abre portas e ordena a benção. Não deu outra. Incentivados pelo  pastor congregacional, os irmãos não mediram esforços em continuar contribuindo  com obra de Deus. Porém, com fé, oração e muita ação vencemos os desafios e conseguimos construir o tão sonhado templo da congregação Caná da Galiléia.
No dia 24 de julho de 2010 mudamos para o novo prédio, e na noite do mesmo dia e ano foi realizado o primeiro culto na sede própria. Daí em diante, os trabalhos de construção da igreja tiveram seqüência. Mesmo sem o acabamento final, para os membros desta congregação o sonho de mais de dez anos já tinha sido concretizado.
Hoje, para honra e gloria de Deus, nesta manhã de domingo, 04 de dezembro de 2011, estamos inaugurando um templo com instalações amplas e confortáveis, sendo considerado, inclusive como um dos mais bonitos e modernos da área tribo de Levi.
A Deus agradecemos pela vida de todos que, de forma direta ou indiretamente nos ajudaram na realização desse grandioso projeto, que na verdade não é nosso, é de Deus.

Redigido e adaptado por Cleber Carvalho








Nenhum comentário:

Postar um comentário